quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Receita de Ano Novo


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Texto extraído do "Jornal do Brasil", Dezembro/1997.

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas considerações da mamãe Sandra...nosso maior pagamento é a sua satisfação! Obrigada.

Fiquei muito feliz e satisfeita com a minha decisão, entreguei o aniversário do Davi nas mãos certas! Acho que você teve sensibilidade para entender o tipo de comemoração que eu queria fazer e, principalmente, podia! O meu orçamento foi bastante respeitado, embora a gente sempre gaste mais do que o imaginado! As suas dicas sobre os cortes de gasto foram exatadas! Gastamos mais com o que iria se sobressair no todo!
O principal, a meu ver, foi a sua flexibilidade em aceitar e incrementar todas as minhas sugestões.
Fiquei encantada com os tantos detalhes que faziam parte da decoração, transformando a festa num evento absolutamente personalizado e acolhedor!
Acredito que os convidados se sentiram homenageados também, principalmente as crianças, que se deliciaram com toda a decoração que se transformava em lembrancinha e diversão! Os balões metalizados fizeram tanto sucesso que soube de uma criança que chegou a chorar, qdo, por distração, deixou seu bichinho ir embora, voando!!!!
Parabéns pela habilidade em cuidar da festa e da mãe do aniversariante (claro!), com muita criatividade, bom-humor, alegria e presteza!