quarta-feira, 9 de março de 2011

Homenagem às minhas queridas clientes e amigas

8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Mulher
Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude
outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

Felizes todos os dias das mulheres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas considerações da mamãe Sandra...nosso maior pagamento é a sua satisfação! Obrigada.

Fiquei muito feliz e satisfeita com a minha decisão, entreguei o aniversário do Davi nas mãos certas! Acho que você teve sensibilidade para entender o tipo de comemoração que eu queria fazer e, principalmente, podia! O meu orçamento foi bastante respeitado, embora a gente sempre gaste mais do que o imaginado! As suas dicas sobre os cortes de gasto foram exatadas! Gastamos mais com o que iria se sobressair no todo!
O principal, a meu ver, foi a sua flexibilidade em aceitar e incrementar todas as minhas sugestões.
Fiquei encantada com os tantos detalhes que faziam parte da decoração, transformando a festa num evento absolutamente personalizado e acolhedor!
Acredito que os convidados se sentiram homenageados também, principalmente as crianças, que se deliciaram com toda a decoração que se transformava em lembrancinha e diversão! Os balões metalizados fizeram tanto sucesso que soube de uma criança que chegou a chorar, qdo, por distração, deixou seu bichinho ir embora, voando!!!!
Parabéns pela habilidade em cuidar da festa e da mãe do aniversariante (claro!), com muita criatividade, bom-humor, alegria e presteza!